O Sistema Linfático é um sistema auxiliar, formado por vasos e órgãos linfoides.
O sistema linfático faz parte do sistema circulatório, por isso vai estar acoplado, inserido no sistema circulatório. Por ser um sistema de retorno possui válvulas, assim como o sistema venoso.
Na microcirculação, onde possui uma rede de vênulas e arteríolas, é onde forma a linfa. Nessa microcirculação já existe a presença de vasos linfáticos, os quais vão recolher a linfa formada.
A microcirculação tem a função de fazer trocas metabólicas, o sangue “bom”, oxigenado chega no tecido, o que não serve do tecido sai pelo sistema venoso. Esse processo é a troca metabólica, através dessa troca metabólica vai formar a linfa, pois constituintes (líquido, plasma, sais, proteínas) dessa troca metabólica vai “cair” no espaço intersticial e formar a linfa, nos capilares linfáticos. O sistema linfático desemboca, cai, no sistema venoso.
A linfa é o líquido que vai passar por dentro dos vasos linfáticos, a linfa não é sangue e sim o líquido que sai das trocas metabólicas, terá proteína e plasma.
-Principais funções do Sistema Linfático:
- Recuperar proteínas perdidas na microcirculação;
- Atuar como sistema imunológico, protegendo nosso organismo contra a disseminação de vírus e bactérias.
Linfonodo é um órgão linfoide e faz parte do sistema linfático. Tem a função de drenar, filtrar, limpar a linfa, porque a linfa tem que estar bem limpa, pois vai para o coração.
Os linfonodos possuem tamanhos variados e são encontrados principalmente nas articulações:
- Tornozelos (atrás dos maléolos, pouco linfonodo);
- Joelho (região poplítea, pouco linfonodo);
- Quadril (virilha, muito linfonodo);
- Punho (pouco linfonodo);
- Cotovelo (pouco linfonodo);
- Axila (muito linfonodo);
- Cervical (muito linfonodo);
- Esterno (pouco linfonodo);
- Abdome (muito linfonodo).
- Ênfase para as regiões: Inguinal, abdome, axila e cervical.
O linfonodo, vai combater a disseminação de vírus e bactérias, por isso ele faz parte do sistema imunológico. Dentro dele terá macrófagos, linfócitos, leucócitos, células de defesa.
O sistema linfático desemboca no ângulo venoso, formado pelas veias, ou seja, desemboca na união das veias.
- Ducto torácico: Vai receber a linfa dos membros inferiores, região pélvica, região abdominal, região torácica esquerda, membro superior esquerdo, pescoço esquerdo, face esquerda. É maior porque vai receber a linfa de maior parte do corpo. É grande porque se forma no abdome e sobe. Em direção ao umbigo (L2) vai ter a iniciação desse ducto torácico, então a formação do ducto torácico começa no abdome. A cisterna do quilo é uma área dilatada onde é a formação inicial do ducto torácico. É o maior vaso linfático do corpo, sai da cisterna do quilo, atravessa o diafragma e chega ao tórax.
- Ducto linfático direito: Vai receber a linfa do membro superior direito, tórax direito, pescoço direito e face direita.
Constituição dos linfonodos:
- Vasos aferentes: Permite que a linfa entre nos linfonodos.
- Vasos eferentes: Permite que a linfa saia dos linfonodos.
- Cápsula fibrosa: Parte externa, ela começa a invaginar no linfonodo e nessa invaginação começa a formar as trabéculas.
- Trabéculas: Separa a parte central (medula) do linfonodo da parte periférica (córtex).
- Medula: Parte central.
- Córtex: Parte periférica.
- Na parte da medula e córtex estão as células de defesa, as células que vão drenar e limpar a linfa.
Órgãos Linfoides:
- Linfonodo
- Baço
- Timo
- Tonsila faríngea
- Tonsila palatina
- Tonsila lingual
- Tonsila tubária
→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!