Drenomodeladora é uma técnica onde utiliza-se a associação da massagem modeladora com a drenagem linfática. Mas será que essa associação está correta?

O sistema linfático tem como função recolher líquidos do espaço intersticial, os quais caem durante as trocas metabólicas, ao ser recolhido pelo sistema linfático ele é chamado de linfa, passa a circular pelo sistema linfático, é filtrado pelos linfonodos e devolvido ao sistema circulatório.

A drenagem linfática manual é uma técnica realizada com as mãos utilizada com o objetivo de auxiliar o sistema linfático, descongestionando onde estiver congestionado, e fazendo com que esse sistema flua de uma forma melhor, estimular o sistema imunológico, melhorar edema, circulação e eliminar toxinas.

A massagem modeladora é uma massagem realizada com movimentos mais intensos e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas, com tudo não se deve deixar a cliente com hematomas, roxa! Utiliza-se movimentos repetitivos e rápidos, ajudando na remodelação corporal e melhora a circulação sanguínea, porém não quebra a molécula gordura. É utilizado cremes com ativos específicos, já que essa massagem provoca uma vasodilatação e com isso uma melhor permeação dos ativos. Portanto, é uma técnica que aumenta a circulação sanguínea, promove hiperemia cutânea, elevação da temperatura da pele e melhora do metabolismo local.

 Na drenagem linfática manual, as manobras são suaves e superficiais, não necessitando comprimir os músculos, e sim mobilizar uma corrente de líquido que está dentro de um vazo linfático em nível superficial e acima da aponeurose (GODOY, BELCZAK, GODOY, 2005, 110). A pressão da manobra da DLM varia de 15 a 40 mmHg. Além da pressão suave, os movimentos não podem ser rápidos, pois, irão contra a velocidade da linfa que apresenta um fluxo lentos.

 
 

Diferenças

 

 Drenagem linfática manual Massagem modeladora
 Manobras 

Lentas e superficiais.

 

Rápidas e profundas.
 

Atuação

 

Sistema Linfático

 

Sistema sanguíneo e tela subcutânea.

 

Veículos na prática

 

Não há necessidade.

 

Necessário, cremes, óleos lipolíticos.

 

Sistema nervoso

 

Parassimpático.

 

Simpático.

Podemos concluir que a drenomodeladora foi uma estratégia de marketing usada para promoção do serviço estético, porém de forma equivocada pois as duas técnicas tem propostas diferentes e estimulam mecanismos antagônicos, onde uma anula o efeito da outra. Por isso a associação na mesma sessão da massagem modeladora e drenagem linfática deve ser evitada. 

 

→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Nath

Você deve gostar