As células são a unidade funcional que constitui os seres vivos. Pode existir sozinha, em seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, formando os tecidos, dos seres pluricelulares.

Pela microscopia podemos observar dois tipos de células:

  • Procariontes
    • Pro = Primeiro
    • Cario = Núcleo
      • Seus cromossomos não são separados do citoplasma por membrana.
  • Eucariontes
    • Eu = Verdadeiro
    • Cario = Núcleo
      • Possui núcleo individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.

Células Procariontes:

Célula ProcarionteSão células “pobres” em membranas, então sua característica é a escassez de membranas. Geralmente, a única membrana existente é a membrana plasmática. Os seres que possuem células assim são chamados de procariotas. Essas células constituem as bactérias, por exemplo. 

Um exemplo de bactéria muito estudada para avaliar as características das células eucariontes é a Escherichia Coli, ela tem forma de bastão, é separada do meio externo por uma membrana plasmática semelhante. Por fora dessa membrana existe uma parede rígida, de acordo com a bactéria, a espessura dessa parede é muito variável. Ela é constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas. A parede bacteriana tem função protetora.

Em seu citoplasma existem ribossomos ligados a moléculas de RNA mensageiro, constituindo polirribossomos. Encontram-se por volta de dois ou mais cromossomos idênticos, circulares que ficam no nucleoides e presos a pontos distintos da membrana plasmática. Cada cromossomo, constituído de DNA e proteínas.

As células procariontes não se dividem por mitose, e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva a formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular. 

O citoplasma normalmente não apresenta outra membrana plasmática, além daquela que o separa do meio externo. Mas em alguns casos podem existir invaginações da membrana plasmática que penetra no citoplasma, chamadas de mesossomos. No citoplasma das células procariontes que realizam a fotossíntese. Existem membranas paralelas entre si, e associadas a clorofila ou outro pigmentos responsáveis pela captação da energia luminosa.

As células procariontes, não possuem citoesqueleto.

A sua forma simples, esférica ou em bastonete, é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular. Essa parede é rígida e auxilia na proteção das células bacterianas.

 

Célula Eucarionte:

Há um enorme sistema de membrana que cria, no citoplasma, microrregiões que contêm moléculas diferentes e executam funções especializadas. Essas células apresentam duas partes morfologicamente bem distintas: Citoplasma e núcleo.

O citoplasma é envolvido pela membrana plasmática e o núcleo pelo envoltório nuclear. 

 

→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Resumo do capítulo 1 do livro Biologia Celular e Molecular.

Quem é Nath Souza?

Você deve gostar