Muito se pergunta como ocorre as estrias, o que é e veremos sobre isso agora.
As estrias foram descritas pela primeira vez em 1773 por Roeder, através da observação em mulheres gestantes. Troiser e meneteir em 1889, publicaram o primeiro estudo histológico de uma estria atrófica, descrevendo-as como uma alteração comum e desconfigurante da pele.
Já em 1982 foram descritas como cicatrizes.
Porém estudos histológicos de Pieraggi demonstraram que a estria é uma atrofia tegumentar adquirida, de aspecto linear e sinuoso, inicialmente avermelhada, e evoluindo depois para uma cor esbranquiçada e mais tarde brilhante e nacaradas e perpendiculares as linhas de fenda da pele.
Como ocorre as estrias?
No surgimento da estria, ocorre um rompimento da elastina, fibras elásticas por ultrapassar a capacidade de distensão da pele, há também fragmentação, desordenamento de colágeno e as fibrilinas diminuem.
Outro importante motivo pelo qual surgem está relacionado com a desidratação cutânea, pois os tipos de pele mais secas possuem maior predisposição para o surgimento das estrias (VANZIN, 2011).
Características das estrias:
Elas tendem a ser bilaterais, são quase sempre múltiplas em uma determinada região, podem variar em alguns milímetros a até 34 cm de comprimento e sua largura corresponde em média de 2 a 5mm a 2 a 3cm, são paralelas umas às outras, se for vertical as demais serão e se for horizontal as demais serão também.
As estrias rubras são mais recentes, possui melhor prognóstico, apresenta prurido e tem processo inflamatório local. Já as estrias nacaradas são brancas e seu prognóstico é pior.
Fatores que levam ao surgimento das estrias:
- Genética
- Efeito sanfona
- Estiramento na puberdade
- Gestação
- Uso de corticoides
- Aumento rápido de massa muscular
De forma geral, o tratamento consiste em promover um processo inflamatório controlado para os fibroblastos produzirem colágeno, elastina e recompor o tecido lesionado.
Os ativos mais indicados são: Ac. Hialurônico, hidroxiprolina, hyxel (silício + ac. Hialurônico), vitamina c, silício orgânico.
Quer ver mais sobre os ativos para as estrias? Veja esse vídeo abaixo:
→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!
1 comments
Comments are closed.