Bariátricos: Características desses pacientes

A cirurgia bariátrica tem como objetivo melhorar as complicações e a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo seu excesso de peso em até 50%, porém, a mesma não significa o fim da obesidade, necessitando de acompanhamento para mudanças comportamentais, alimentares e estilo de vida (GOLDMAN; SCHAFER, 2014).

Todos os tipos de cirurgia bariátrica desorganizam a anatomia e fisiologia digestiva no intuito de se contrapor-se ao balanço energético característico dos obesos. Após a cirurgia bariátrica, os pacientes mantêm ingestão alimentar diária entre 600 kcal e 900 kcal. Esse baixo consumo pode provocar complicações importantes, como desidratação, desequilíbrio hidroeletrolítico, hipotensão ortostática e aumento na concentração de ácido úrico, fadigas, cãibras musculares, cefaleia, distúrbio gastrintestinal e intolerância ao frio.

Kushner cita que as principais circunstâncias em que a desnutrição energético-proteica tende a se instalar são decorrentes de problemas mecânicos com a cirurgia, como uma estenose do trato digestório alto, e da cirurgia biliopancreática, que é dotada de substancial risco de descompensação, quando não bem vigiada no seguimento tardio.

A cirurgia bariátrica envolve importante manipulação com o trato gastrointestinal, desencadeando consequências metabólicas e deficiências nutricionais que podem ser severas. Preocupações em torno da má nutrição e deficiência de vitaminas, na perda massiva de peso, são relacionadas com possível diminuição da elasticidade, da espessura das camadas da derme e epiderme e da piora na qualidade do colágeno.

A cirurgia promove a perda de peso e consequentemente de massa magra, massa gorda e outras estruturas da composição corporal. Esse fato é esperado no pós operatório.  Como consequência os pacientes podem manifestar: hipoglicemias, queda de cabelo, desnutrição proteica, deficiência de B12, ácido fólico e complexo B, deficiência de ferro e anemia, deficiência de cálcio e vitamina D.

Principais disfunções estéticas em pacientes bariátricos:

– Flacidez tissular

– Flacidez Muscular

– FEG

– Adiposidade localizada

– Estase linfática

– Estrias

– Desnutrição tecidual

 

→ Consultoria, aulas e cursos de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Quem é Nath Souza?

Você deve gostar