A Radiofrequência é o uso de um aparelho de alta frequência com o objetivo de provocar um aquecimento vigoroso ao nível da derme e consequentemente produção de maior número de fibras de colágeno e elastina. Porém existe um tipo especial de radiofrequência que ao invés de promover o aquecimento, promove o resfriamento tecidual, mas também gera o efeito principal da técnica que é o estimulo de colágeno.
As frequências mais empregadas em equipamentos estéticos estão entre 0,5MHz e 1,5MHz. Mas também encontramos no mercado alguns aparelhos com frequência em torno de 6MHz e 40,68MHz.
As radiofrequências convencionais atuam por conversão, gerando um aumento da temperatura dos tecidos, transformando-se, assim, em calor.
São classificadas em ablativas e não ablativas. A RF ablativa é utilizada por médicos, as não ablativas são de uso dos profissionais da área da estética e promove efeitos terapêuticos no tecido.
Alguns tipos de radiofrequência e suas características:
- Radiofrequência convencional
- Resistiva
- Eletrodo de metal
- Mais atuais
- Metal em contato com a pele, esquenta mais rápido
- Resistiva
- Capacitiva
- Eletrodo pintado (preto ou branco): Eletrodo metálico recoberto por isolante dielétrico que pode ser tinta, teflon, plástico
- Modelo mais antigo
- Demora mais a esquentar
- Normalmente é monopolar
- Com eletrodo receptivo ou dispersivo (placa de metal) e eletrodo ativo (ativo)
- Capacitiva
Indicação: FEG, Flacidez, Rugas, Fibrose, Pós cirúrgico, Adiposidade.
- Criofrequência
Antigamente falava-se que com a criofrequência ocorria um aquecimento profundo e um resfriamento superficial, porém estudos mostram que não há aquecimento. Por isso a criofrequência é um sistema de resfriamento e esse diferencial mostrou melhores resultados na flacidez e na adiposidade.
Indicação: Adiposidade, Flacidez, Pós operatório.
- Radiofrequência fracionada
Uso de ondas eletromagnéticas para aquecer vigorosamente a pele com dezenas de microelétrodos (TIPS ou agulhas), gerando uma vaporização, ablação seletiva das camadas superficiais da pele (TIPS que é sem agulha) ou diretamente na derme (através de finas agulhas).
Indicação: Rugas; flacidez tissular, papada, umbigo; estrias; FEG flácida; cicatriz atrófica.
- Tecaterapia
Uso de energia capacitiva e resistiva sucessivamente para produção de calor. Equipamento tem ponteira isolada e metálica em contato com a pele.
Indicação: Adiposidade, Flacidez, Pós operatório, Fibrose, Rugas.
Outros tipos de radiofrequência:
- Vanquish
Radiofrequência sem contato, aplicador é colocado cerca de 1cm acima da pele. Proposta de uma radiofrequência seletiva para adiposidade, esquenta mais a gordura que a pele, ou só a gordura. A energia se concentra na gordura.
- Velashape
Aquece como a radiofrequência e modela como a vacuoterapia.
→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!