Saber sobre os primeiros socorros na estética é um dos recursos mais preciosos que um profissional pode ter e salva vidas!

Os primeiros socorros foram elaborados com o intuito de ajuda rápida, podendo ser aplicada em casos de cortes, queimaduras, desmaios, convulsão, choque elétrico, envenenamento, infarto, asfixias por corpo estranho, entre outros… para garantir o bem-estar do cliente, até ajuda especializada. Tem como objetivo principal manter sinais vitais ou evitar agravamento até chegada atendimento especializado.

O ponto mais importante ao prestar um primeiro socorro é manter a calma, caso isso não seja possível para você, solicite ajuda de alguém perto que consiga controlar a situação. Após o controle pessoal é importante isolar a vítima, protegê-la para que não agrave a situação e se ela estiver consciente acalmá-la também. Paralelo a isso, ligue de imediato para um órgão de saúde e relate o que está ocorrendo ou o que ocorreu, assim como endereço para a chegada do socorro especializado.

Os principais eventos que pode ocorrer em consultórios estéticos são: Queda com ou sem fratura, queimaduras de 1, 2 e 3 graus, Choques elétricos, intoxicação, reações alérgicas, mal súbito, desmaios, convulsões, alterações de pressão e situações inusitadas como infarto, parada cardiorrespiratória e até AVC.

  • Alteração na pressão

Diminui a pressão – Possíveis causas: Menstruação, gestação, sono, repouso, hipotireoidismo, hemorragia grave, anemia grave.

Aumenta a pressão – Possíveis causas: Digestão, excitação emocional, convulsões, hipertireoidismo, arteriosclerose.

Uma pessoa com hipertensão deverá ser mantida com a cabeça elevada, deve ser acalmada, reduzir ingestão de líquidos e sal.

No caso de hipotensão, deve-se promover a ingestão de líquidos com pitadas de sal e deitá-lo.

  • Gostas de produtos químicos nos olhos

Lave o olho em água corrente de uma pia, ou no jato de água corrente feito com a mão espalmada sob a torneira. Se conseguir mantenha o rosto, com o olho afetado, debaixo d’água mandando abrir e fechar repetidamente o olho.

Esse procedimento deve ser feito no mínimo por 15 minutos.

  • Hipertermia

Caracterizada pela elevação da temperatura do corpo, geralmente maior que 40°C. Pode ocorrer devido a uma infecção, incapacidade do mecanismo regulador de temperatura do hipotálamo em controlar as diferenças entre ganho e perda de calor…

Nesse caso envolva a pessoa com panos ou toalhas úmidas e frias e banho de imersão à temperatura ambiente.

Em caso de convulsão e delírio não se deve dar banho na vítima.

  • Choque elétrico

São abalos musculares causados pela passagem de corrente elétrica pelo corpo humano.

Antes de socorrer a vítima, corte a corrente elétrica, desligando a chave geral de força. Se isso não for possível tente afastar a vítima da fonte de energia utilizando luvas de borracha grossa ou materiais isolantes secos, como cabo de vassoura, tapete de borracha, corda. Depois verificar como está a vítima para dar o atendimento necessário.

  • Desmaio

É a perda súbita, temporária e repentina da consciência, devido a diminuição de sangue e oxigênio no cérebro.

Se a pessoa começou a desfalecer: Sente-a em uma cadeira, curve-a para frente e abaixe a cabeça colocando entre as pernas e pressionando a cabeça para baixo. Mantenha a cabeça mais baixa que os joelhos. Faça ela respirar profundamente, até que passe o mal-estar.

Havendo o desmaio: Mantenha a vítima deitada, colocando a sua cabeça e ombros em posição mais baixa em relação ao resto do corpo, afrouxe a roupa. Se houver vômito, coloque a cabeça de lado para evitar sufocamento.

  • Convulsão

Contração violenta, ou série de contrações dos músculos voluntários, com ou sem perda de consciência.

Tentar evitar que a vítima caia desamparadamente, cuidando para que a cabeça não sofra traumatismo e procurando deitá-la no chão com cuidado. Retirar da boca prótese dentárias móveis e eventuais detritos. Remover qualquer objeto com que a vítima possa se machucar e afastá-la de locais e ambientes perigosos, como: escada, portas de vidro, janela, fogo, eletricidade. Não interfira nos movimentos convulsivos. Afrouxar as roupas, virar o rosto para o lado. Não colocar nenhum objeto rígido entre os dentes. Não jogar água fria no rosto.

Ao passar a convulsão manter a vítima deitada até que retorne a plena consciência e autocontrole. Se sentir vontade de dormir pode permitir.

  • Arritmia

Em casos de uma arritmia cardíaca, o profissional não pode se apavorar, para não perder o controle do que está fazendo. Em algumas situações você poderá se deparar com casos em que o coração da vítima deixou de pulsar, porém, com possibilidade de restabelecimento, nesses casos, a forma mais correta de se diagnosticar a parada cardíaca será a verificação dos sinais vitais e não havendo pulso deve-se chamar o serviço de emergência e proceder às manobras de ressuscitação cardiopulmonar até que o serviço chegue. Casos parecidos podem ocorrer quando é realizada a aplicação de eletroterapia em pacientes que fazem uso de marca-passos.

  • Queimadura

São lesões provocadas pela temperatura, geralmente calor, mas o frio também queima.

O efeito inicial e local comum é a desnaturação de proteínas, com consequente lesão ou morte celular, por esse motivo pode causar até a morte.

Classificação dos graus da queimadura:

Grau 1 – Atinge a epiderme – Apresenta eritema e dor.

Grau 2 – Atinge a epiderme e derme – Apresenta eritema e bolhas e dor

Grau 3 – Atinge todas as camadas da pele, incluindo tela subcutânea – Apresenta aspecto branco, preto ou marrom, com pouca dor, pois a pessoa entra em estado de anestesia, fica anestesiada.

Primeiros socorros em queimadura térmicas: Se for de 1 grau, deve-se limitar à lavagem com água corrente em temperatura ambiente, por no máximo 1 minuto.  Não aplique gelo no local, pois diminui a irrigação sanguínea.

2 grau: Lave de imediato o local, proteja com compressa de gaze ou pano limpo, umedecido, ou papel alumínio. Não furar as bolhas, não aplicar pomadas ou cremes.

3 grau: Lavar local e proteger lesão, de preferência com papel alumínio.

Primeiros socorros em queimadura química: com ácidos.  Lave a área imediatamente com água corrente, tempo mínimo de 15 minutos.

Primeiros socorros em queimados por frio: Aquecer local com água morna, realizando massagens delicadas para ativar a circulação nas partes próximas.

Lembre-se:

– Queimaduras podem ser lesões extremamente dolorosas e com sérias consequências psicológicas, dependendo de sua localização, extensão e profundidade.

– Não demonstrar apreensão.

– Atue com calma, rapidez, segurança e bastante compreensão. A tranquilidade do acidentado é fundamental.

– Nunca romper as bolhas.

– Não retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas à pele.

– Não submeter à ação da água, uma queimadura com bolhas rompidas.

– Separar a causa do acidentado ou o acidentado da causa.

– Cobrir cuidadosamente com um pano limpo as partes queimadas, pois estes ferimentos são vulneráveis à infecção.

– Tomar medidas apropriadas para prevenção do choque.

– Ajudar o acidentado a obter atendimento qualificado.

  • Alergia

Irritações de olhos, pele, bem como reações alérgicas ou intoxicações podem ocorrer devido a produtos químicos.

Martins (2009) lembra que produtos químicos podem causar reações como irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras, irritação aos olhos, causando dor, lacrimação, vermelhidão e visão embaçada. Ao inalar o produto, pode ocorrer dor na garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório, e o uso frequente ou prolongada exposição ao produto pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites e reação alérgica mais intensa.

Segundo as Noções Básicas de Primeiros socorros (2009), as irritações e sensibilidades cutâneas, ou até mesmo as intoxicações podem se dar por absorção da pele, aspiração pelas vias aéreas ou por injeções dos produtos.

A conduta deve ser suspender a aplicação mediatamente e lavar abundantemente a área lesada, já as intoxicações por inalação de produtos químicos, as vias aéreas devem ser hidratadas tomando-se bastante líquidos e indo até um local mais arejado.

Lembrando que se for possível a realização de um curso que te auxilie na prática dos primeiros socorros é importante que o faça. Vale lembrar que trabalhamos com saúde e os cuidados básicos e necessário para salvarmos uma vida ou não agravar um quadro emergencial é dever nosso saber.

 

→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Nath

Você deve gostar