O processo de envelhecimento ocorre tanto por causas genéticas, mudanças naturais, quanto por influências ambientais, como luz solar, vento, umidade, doenças dermatológicas, fumo, álcool, alimentação.
A pele, sendo um órgão de superfície, sofre as agressões do meio ambiente e, particularmente, das radiações solares as quais têm um papel relevante no envelhecimento cutâneo. O envelhecimento é um processo biológico complexo, dinâmico, e contínuo que se caracteriza por alterações celulares e moleculares, com diminuição progressiva da capacidade de homeostase do organismo, levando à senescência e morte celular programada (apoptose) (YAAR e MARK, 2002).
Os ácidos são todas as substâncias que possuem seu pH inferior ao da pele, transformando-a em uma região ácida, proporcionando um peeling químico (esfoliação) que poderá ser muito superficial, superficial, médio ou profundo dependendo de sua porcentagem e seu pH. O peeling químico é também chamado de resurfacing químico, quimioesfoliação ou Dermopeeling e consiste na aplicação de um ou mais agentes esfoliantes à pele, produzindo uma destruição controlada da epiderme e/ou derme, seguida da regeneração de tais tecidos (BORGES, 2010).
O peeling químico, que também é conhecido como quimioesfoliação ou Dermopeeling, se trata da aplicação de um ou mais agentes esfoliantes na pele, o que resulta na destruição de partes na epiderme e/ou derme, seguida de regeneração dos tecidos epidérmicos e dérmicos (BORGES, 2010).
Ao aplicar o peeling na região, ocorre uma estimulação epidérmica que resulta na remoção do estrato córneo, permitindo a penetração de substâncias. Após a penetração, temos uma reação inflamatória tecidual que leva aos mediadores inflamatórios, provocando o que, segundo espera-se, seja a síntese de colágeno e finalmente a reparação. (PIMENTEL)
Os resultados do peeling químico podem ser vistos à partir da segunda sessão de tratamento e é aconselhado o uso de um creme hidratante, com filtro solar, pois a pele fica mais sensível.
→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!