O microagulhamento é um dos recursos que podem ser utilizados no tratamento da cicatriz atrófica da acne.

As cicatrizes de acne são um problema estético e psicológico. Estudos confirmaram seu impacto psicossocial demonstrando maior incidência de transtornos com personalidade introvertida e depressão nos pacientes com cicatrizes de acne grave.

As cicatrizes atróficas são depressões dérmicas mais comumente provocadas por destruição do colágeno durante doenças cutâneas de caráter inflamatório, como acne Nódulo-cística ou varicela, ou após traumas, queimaduras e cirurgias. São cicatrizes de difícil tratamento, geralmente abordadas cirurgicamente. Entretanto, tratamentos menos invasivos têm sido utilizados com relativo sucesso. (PARK, 2011 apud CACHAFEIRO, 2015).

Até o momento, não há tratamento-padrão. Várias opções foram descritas com desfechos clínicos e complicações diversas, tais como técnicas cirúrgicas diversas, dermoabrasão, lasers fracionados ablativos e não ablativos, peelings químicos, resurfacing, transplante autólogo de gordura e preenchedores.

O tratamento das cicatrizes de acne é um desafio, e sua classificação correta determina o sucesso do tratamento.

Existe uma vasta gama de tratamentos disponíveis para as cicatrizes de acne, tendo em vista que o emprego de novas tecnologias ganhou espaço nos últimos anos na correção das cicatrizes. Sendo que cada técnica é mais bem indicada para certo tipo de cicatriz e diferentes tratamentos podem ser combinados. Cabe ao profissional qualificado decidir qual terapêutica é a melhor para cada paciente. Contudo, um tratamento bem empregado pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida e auto-estima dos pacientes, porém é importante lembrar que embora as cicatrizes de acne possam ser significativamente aliviadas elas nunca poderão ser completamente eliminadas, tendo em vista a variada morfologia que estas apresentam.

As cicatrizes distensíveis respondem com excelente resultado ao preenchimento com ácido hialurônico. A melhor opção terapêutica para cicatrizes distensíveis não retráteis é o preenchimento. As cicatrizes distensíveis retráteis são tratadas por processo denominado subcisão, em que traves fibrosas abaixo da cicatriz são rompidas com agulhas de extremidade cortante. Seu tratamento pode ser complementado pelo preenchimento com ácido hialurônico e/ou lasers fracionados.

O microagulhamento no tratamento da cicatriz atrófica da acne oferece um estímulo na produção de colágeno, sem provocar a desepitelização total observada nas técnicas ablativas. A epiderme e a derme são perfuradas, mas não removidas. Dessa maneira, a penetração dessas agulhas na pele produz micropunturas no fundo das cicatrizes, modificando sua superfície, desestruturando o colágeno anormal, favorecendo neovascularização e neoangiogênese.

As cicatrizes deprimidas, mesmo as mais largas e mais profundas, responderão às agulhas. Quanto mais superficiais e estreitas forem, melhor o resultado terapêutico obtido, sendo necessário, muitas vezes, aumentar o comprimento das agulhas para que o fundo dessas lesões seja efetivamente abordado.

 

→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Nath

Você deve gostar