Será que é bom realizar massagem modeladora na adiposidade? Será que com a massagem conseguimos quebrar a célula de gordura? Vamos ver sobre isso agora!

A massagem é o ato de tocar com as mãos seguindo alguns passos, o que promove reações tanto psicológicas quanto físicas no organismo. Existem vários tipos de massagem e todas originam da massagem clássica, por isso perceberemos semelhança nas manobras, o que mudará será a pressão e velocidade. Então basicamente mesclaremos em: deslizamento, amassamento, rolamento, fricção, pinçamento, percussão.

A pressão da massagem modeladora deve ser mais vigorosa, mas não a ponto de machucar o cliente, quando há hematomas é sinal de que alguns vasos foram rompidos. Não estamos submetendo nosso cliente a sessão de tortura e espancamento, temos que visar sempre o bem-estar, a saúde, o relaxamento. Já vi casos de no dia seguinte o cliente não estar conseguindo andar direito, tendo que tomar remédios relaxantes musculares, isso não pode acontecer, não é normal e traumatiza a pessoa.

A massagem modeladora pode ser realizada em braços, abdome, coxas, flancos e glúteos.

 

Contraindicação da Massagem Modeladora:

  • Neoplasias
  • Doenças cardíacas
  • Hipertensão
  • Erupção cutânea
  • Febre
  • Infecções
  • Náuseas

Alguns efeito fisiológico da massagem modeladora importantes:

– Efeito vascular: Ocorre o aumento da temperatura local, promovendo vasodilatação, com aumento do aporte sanguíneo para o coração e do sangue arterial para a periferia, melhorando as trocas líquidas teciduais.

– Ação mecânica: É dada pela pressão, a qual estimula a musculatura e aumenta o peristaltismo.

– Ação energética: O contato com as mãos transmite energia para o corpo fluindo pelo organismo, por isso é legal realizar massagem sem luvas.

O tecido adiposo é um tecido conjuntivo frouxo, tendo como principal componente celular o adipócito, uma célula derivada de fibroblastos, que é especializada em armazenar o excedente de calorias na forma de triacilglicerol. Além da importante função de ser o principal reservatório de energia do organismo, o tecido adiposo também sustenta e protege diversos órgãos, atua como isolante térmico e secreta muitas citocinas que modulam diversas funções.

De acordo com Cassar (2001) a massagem no tecido adiposo tem seu benefício por exercer pressão mecânica, cria calor e hiperemia, ativa os glóbulos de gordura, causando um maior gasto energético. A massagem aumenta a temperatura da pele em 2-3º C. Portanto o calor gerado é o responsável por aumentar o metabolismo local e promover um maior gasto calórico. É ele que proporciona também a melhora da permeação dos ativos.

Guirro e Guirro (2004) afirmam que os cosméticos podem aumentar a produtividade das enzimas que participam do processo de redução do acúmulo de gordura, auxiliam promovendo lipólise, além de inibir a adipogênese e lipogênese. Os principais ativos empregados mais conhecidos e recomendados são: castanha da índia, centella asiática, extrato de cavalinha e cafeína, hera, l carnitina.

Segundo Vaz a massagem modeladora tem como objetivo trabalhar de forma localizada as regiões do corpo onde se deseja uma redução de medidas, por isso para melhorar seus resultados dê preferência por trabalhar de forma localizada.

Vários estudos que mostram os efeitos positivos da modeladora, porém todas sempre associam a um dermocosméticos com efeito lipolítico.

Encontramos também estudos que nos mostram o contrário como é o de Tacani e colaboradores, eles observaram que a massagem não reduziu a massa corporal, IMC, e a espessura da tela subcutânea da região abdominal dos seus voluntários.

Também não se encontra fundamentação cientifica para a massagem modeladora na qual se atribui um deslocamento de tecido gorduroso para determinadas regiões, assim como a apoptose dos adipócitos (quebra do adipócito), como escutamos falar.

A massagem é uma técnica excelente e milenar, só precisamos saber utilizá-la da forma correta e saber seu efeito fisiológico e agregar isso aos nossos protocolos, de uma forma que nem você se acabe e nem seu cliente.

E para que seu resultado seja realmente satisfatório é importante que seus clientes estejam praticando atividade física, no mínimo três vezes por semana e tendo uma alimentação saudável.

Talvez você possa gostar desse vídeo também:

 

→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Nath

1 comments

Comments are closed.

Você deve gostar