A quantidade de cirurgia plástica no brasil é enorme, tem muita procura, tanto para cirurgias faciais quanto para as corporais, mas a maioria dessas pessoas esquecem do pré-operatório. Já temos uma maior parte da população consciente a ponto de estar realizando o pós-operatório, mas a preparação pouco se fala e muito menor é a parcela que faz. Porém é papel nosso, conscientizar as pessoas da importância desses procedimentos, da mesma forma que fizemos e fazemos com o pós-operatório.
Quando o cliente realiza procedimento estéticos antes da cirurgia, certamente ele apresentará uma recuperação muito melhor, já que essas sessões servirão para o preparo da pele e das suas estruturas.
A maioria das pessoas ficam ansiosas antes da cirurgia, e são vários os motivos: Preocupação com a lesão, receio de dor, perda da independência, medo de não acordar mais, medo das complicações.
Alguns estudos mostram que os níveis altos de estresse aumentam o incidente de casos vasovagais (sintomas como: tontura, náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos, sensação desconfortável no coração, pensamentos vagos e perda de consciência) que ocorre durante a aplicação da anestesia.
Outro ponto a ser falado com relação a ansiedade é que esse estado psicológico desencadeia reações neuroendócrinas e metabólicas que interferem diversos mecanismos de defesa do organismo inclusive a imunidade. Além dessas pessoas terem uma tendência a ter um aumento da pressão arterial, elevação sanguínea, menor resistência às infecções. A ansiedade e nervoso potencializa de forma negativa a cirurgia.
A ansiedade e nervoso potencializa de forma negativa a cirurgia.
E minimizar esses estados emocionais é um dos benefícios que o pré-operatório irá proporcionar para o paciente. Abaixo uma pequena lista contendo mais benefícios que essa prática proporciona.
Benefícios dos procedimentos pré-operatório:
- Favorecerá o processo de cicatrização
- Prevenção de edemas
- Prevenção de equimoses
- Prevenção de fibrose
- Relaxamento, aliviando tensões e ansiedade
- Facilitar a incisão na hora da cirurgia
- Incremento da circulação sanguínea e linfática
- Melhor nutrição tecidual, aumento da oxigenação
Com a finalidade de gerar esses benefícios para o paciente alguns procedimentos estéticos podem ser feitos.
De uma forma geral, é importante que o preparo dessa pele comece no mínimo 1 mês antes da cirurgia ou com 12 dias de antecedência e seja realizado até 3 dias antes. Salvo uso da drenagem linfática manual, essa pode ser realizada até momentos antes da operação.
Procedimentos que podem ser realizados no pré-operatório:
– Hidratação e nutrição: Promove equilíbrio hidrolipídico e melhorar a qualidade e elasticidade da pele.
Cosmetologia: Ativos hidratantes, nutritivos.
Alta frequência: Bactericida e aumenta a hidrofilicidade.
Vacuoterapia: Até uns 15 dias antes, pois como ele aumenta a circulação precisa ser utilizado com um pouco mais de antecedência.
Ionização, eletroporação: Ajuda a manter o equilíbrio e melhora a elasticidade da pele de acordo com o ativo inserido, já que o objetivo principal dessa técnica é ajudar a levar ativos para a pele. Recomendação: Mínimo de 4 sessões em dias alternados.
– Massagens: Incrementa a circulação sanguínea e linfática, aumenta permeação de ativos e relaxa.
Técnicas: Vacuoterapia, massagens vigorosas, massagem relaxante, caso o paciente esteja ansioso ofereça também cromoterapia e aromaterapia para potencializar o relaxamento. Até 15 dias antes do procedimento, porque pode aumentar o edema no pós-operatório por estimular a circulação.
– Microcorrentes: Aumenta a produção de ATP, reestabelece a bioeletricidade tecidual, melhora a circulação e oxigenação do tecido, melhorando a nutrição do tecido que será lesionado.
– Drenagem linfática manual: Diminui edema (excesso de fluido acumulado nos espaços intersticiais), auxilia na desintoxicação do tecido, estimula as trocas metabólicas, aumenta a defesa imunológica.
Deixa a pele mais fina ajudando no corte, para que a cicatriz fique mais fina. Além de auxiliar também na elasticidade da pele, facilitando o corte.
Ajuda na circulação, após a cirurgia o edema será menor por conta do tratamento pré-operatório. A circulação arterial chegará melhor nutrindo o tecido, a microcirculação estará mais preparada para cicatrizar o tecido. Pode realizar até um dia antes da cirurgia.
– Limpeza de pele: Em cirurgias faciais é super indicado, pois inibe a proliferação bacteriana, melhora a lubrificação da pele, equilibra o pH cutâneo e controla a produção de sebo. 15 dias antes da cirurgia.
– Esfoliação: Diminui a espessura da epiderme facilitando a incisão. A utilização do peeling deve ser de no mínimo 15 dias antes do procedimento cirúrgico. Pois essa pele deve estar sem escoriação, e em boas condições.
Aproveito e lembro que procedimento que leve a uma lesão (mesmo que seja controlada) e inflamação, deve ser evitada. (microagulhamento, peeling químico, jato de plasma, eletrolifting…)
– Corrente russa: Em casos de musculatura fraca.
Ativos que podem ser usados no pré operatório:
– Quitosana: Antibacteriana, auxilia na cicatrização e tem ação analgésica.
– Calêndula: Antibacteriana, anti-inflamatória, auxilia na cicatrização.
– Vitamina E: Antioxidante e umectante, promovendo hidratação profunda do estrato córneo, reduzindo a perda de sais minerais e água.
– Óleo de framboesa: Rico em vitaminas, minerais, ômega 3,6 e 9. Promovendo reparação epidérmica, anti-inflamatória, além de formar uma barreira protetora no local que promove a hidratação tecidual.
– Aloe Vera: Rica em polissacarídeos, esteroides naturais e aloína que promove ação hidratante, analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante.
– Óleo de Melaleuca: Antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório.
– Vitamina C: Antioxidante, hidratante, cicatrizante, tonificante, clareador, estimula a síntese de colágeno.
– Silício orgânico (Algisium C): Anti-inflamatório, Antiedematoso, hidratante, proporciona elasticidade a epiderme.
– Algas marinhas: Anti-inflamatório, hidratante, umectante, redutor da secreção sebácea.
– Ácido hialurônico: Hidratante e umectante.
– Aquaporine: Hidratante.
Orientações pré cirurgia:
– Não fumar por pelo menos 1 semana antes ou 21 dias antes do procedimento;
– Alimentação balanceada;
– Ir ao hospital com banho tomado, cabelo lavado, sem maquiagem ou produtos no local do procedimento;
– Levar roupas confortáveis e folgadas;
– Utilizar hidratante 2x ao dia antes do procedimento;
– Não tomar aspirina (AAS) ou cosméticos que contenha ácido salicílico.
Sugestão de tratamentos pré-operatório:
– 15 a 10 dias antes da cirurgia: Drenagem linfática manual, microcorrentes, ionização, eletroporação, fonoforese, corrente excitomotora, massagens, peelings, termoterapia, detox, cosmetologia.
– 9 a 5 dias antes da cirurgia: Microcorrentes, drenagem linfática, cosmetologia (hidratação).
– 4 a 3 dias antes da cirurgia: Drenagem linfática manual (2x na semana), microcorrentes, cosmetologia (hidratação).
– 2 a 1 dia antes da cirurgia: Drenagem linfática manual.
Observação: Drenagem linfática pode fazer até no dia da cirurgia.
Sugestão de programa de tratamento iniciando 15 dias antes:
16 dias antes da cirurgia – Higienizar, esfoliação com peeling ultrassônico, tonificar, microcorrentes, máscara hidratante e fps.
14 dias antes da cirurgia – Higienizar, drenagem linfática manual.
12 dias antes da cirurgia – Higienizar, tonificar, máscara hidratante, massagem com sérum hidratante e fps.
10 dias antes da cirurgia – Higienizar, esfoliar, massagem estimulante com sérum com ativos hidratantes, máscara hidratante e fps.
8 dias antes da cirurgia – Higienizar, drenagem linfática manual.
6 dias antes da cirurgia – Higienizar, tonificar, microcorrentes, máscara hidratante e fps.
4 dias antes da cirurgia – Higienizar, tonificar, microcorrentes, máscara hidratante e fps.
3 dias antes da cirurgia – Higienizar, drenagem linfática manual.
2 dias antes da cirurgia – Higienizar, drenagem linfática manual.
Realize uma boa avaliação para decidir o melhor pré operatório para sua cliente.
→ Consultoria +→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!
1 comments
Comments are closed.