São várias as dúvidas relacionadas ao universo da estética, afim de auxiliar, fizemos esse compilado de perguntas e respostas.

Para facilitar sua busca você pode selecionar e clicar no assunto ou na pergunta que está no sumário para ir direto onde deseja.

Ou pode também ler tudo!

Sumário:

 

Clique aqui e veja essas respostas em vídeo!

Peelings:

– O peeling de FENOL deu um ‘boom’, mas quais os riscos desse procedimento?

-Quais os riscos do peeling de fenol?

O peeling de fenol é um peeling profundo e possui diversas fórmulas e combinações de ativos. A combinação de ativos associados ao fenol, possui o objetivo de diminuir sua concentração, diminuindo sua toxicidade e também são associados ativos para melhorar sua permeação.

Durante a aplicação o paciente sente dor intensa, parecida com queimaduras, seguida de anestesia e novamente uma dor que dura em média 8 a 12 horas, depois passa gradualmente.

A aplicação do peeling de fenol deve ser feita por médicos, em um ambiente hospitalar com equipamento de ressuscitação, monitoramento cardíaco, deve ser realizada aplicação de sedação e analgesia, assim como hidratação com fluido endovenoso.

Quanto aos riscos podemos destacar:

  • Hipopigmentação da pele (mancha clara)
  • Arritmia cardíaca
  • Danos aos rins
  • Taquicardia
  • Contração ventriculares prematuras
  • Fibrilação atrial e ventricular
  • Dissociação eletromecânica
  • Infecção

O fenol é tóxico para todas as células, por isso que a concentração elevada no sangue pode ter efeito toxico e provocar essas reações citadas.

– Quando o peeling dá errado?

Alguns sinais podem sinalizar  que o procedimento não está conforme o esperado, segue alguns:

  • Eritema persistente (vermelhidão)
  • Pústulas (muito parecida com acne, mas pode não ser e indicar uma infecção bacteriana ou fúngica)
  • Dor
  • Febre
  • Manchas: hipocromia ou hipercromia

– Pode esfoliar a pele com açúcar?

São várias as formas de esfoliar a pele, até uma toalha ao enxugar o rosto pode promover uma esfoliação na pele. O mais comum para esfoliação caseira é o uso do açúcar.

O açúcar parece um cristal, com várias pontinhas. Ao passar na pele ele vai gerando arranhões, feridas. A maioria dessas feridas não são visíveis, mas elas existem e deixam a pele desprotegida e suscetível a invasão de microorganismos, o que pode levar até a infecções.

Por isso, a esfoliação da pele com açúcar deve ser evitada.

– Quanto tempo depois do peeling pode tomar sol?

Normalmente deve-se aguardar uns 15 dias após a sessão, mas o tempo exato vai variar de acordo com a agressão do peeling e a recuperação da pele.

O ideal é que durante o tratamento, a cliente evite exposição prolongada ao sol e use o protetor solar.

 

– Quais são os tipos de esfoliação que existe?

  • Esfoliação física
  • Esfoliação mecânica
  • Esfoliação Enzimática
  • Esfoliação química

 

Intradermoterapia:

– Pode aplicar botox com intradermoterapia pressurizada?

Até o presente momento, não se pode aplicar botox com a caneta pressurizada, podemos destacar 2 motivos:

  1. A velocidade da pressão do procedimento danifica as propriedades do produto (toxina botulínica);
  2. Com a pressurizada o produto passa pelas camadas da pele e se espalha, tem produtos, como o botox, que deve ser aplicado em um local especifico. 

– Como funciona a lipo enzimática pressurizada?

A intradermoterapia pressurizada é um equipamento que parece uma caneta, e é usada para permeação de ativos. Nesse sistema será gerada uma pressão elevada, capaz de fazer com que o fluído dentro da caneta saia por um orifício bem pequeno e perfure a pele. Esse líquido cheio de ativos será distribuído pelos tecidos e promoverá seus efeitos.

 

Cosméticos:

-O que usar antes e depois de malhar para ajudar na gordura localizada?

Antes de malhar opte por produtos hiperemiantes, que aumentam a temperatura e o metabolismo, como a pimenta negra.

Depois de malhar, quando estiver em repouso, ou sem estar realizando muita atividade, aplique um produto crioterápico, a base de canfora.

E nos outros momentos utilize produtos que contenha cafeína.

– Gel redutor, funciona?

O gel redutor e produtos cosméticos não são milagrosos, mas eles auxiliam no processo de tratamento da gordura localizada, por aumentar o metabolismo, induzir uma lipólise.

No caso do gel redutor, ele é um produto que vai interferir na temperatura corporal, quando há esse desequilíbrio o organismo inicia um processo para regular essa temperatura, isso gera um aumento do metabolismo e gasto de energia, favorecendo para o tratamento da gordura localizada.

Porém, esses produtos devem fazer parte de um programa de tratamento, para que auxiliem no processo e a pessoa tenha resultado de verdade. 

Não adianta usar só o produto e achar que vai emagrecer ou perder a gordura localizada, não vai! Para isso a pessoa precisa estar em déficit calórico, realizando atividade física e reeducação alimentar. Então, reforçando, esses produtos promovem alterações corporais que levam ao aumento do metabolismo, lipólise, mais gasto de energia, porém devem ser usados em conjunto com outros recursos para ter eficácia. 

 

Melasma:

– O que pode piorar o melasma?

Se você tem melasma, evite: 

  • Sol ou fonte emissora de luz visível, como: celular, televisão, tablet…
  • Calor, então cuidado com: lugares muito abafado, cozinha, abrir forno, banho quente, secador de cabelo…
  • Estresse
  • Procedimentos estéticos muito agressivos, que geram inflamação
  • Produtos indevido (pois pode irritar e inflamar)

– Como saber se tenho melasma no rosto?

1º Observe a tonalidade da sua pele e veja se ela está homogênea, toda igual. Ou se tem alguns locais com a tonalidade diferente, mais alta.

2º Verifique se as manchas são simétricas, com contorno irregular e bem delimitados.

3º Avalie o local onde as manchas se apresentam, geralmente o melasma se localiza na face, fronte, têmporas, região malar, mento.

Se responder sim para tudo que foi citado, provavelmente é um melasma. Busque um profissional para diagnóstico correto e tratamento adequado.

 

Radiofrequência:

– Como funciona a radiofrequência para flacidez de pele?

O aquecimento promovido pela radiofrequência gera uma lesão térmica a nível da derme, isso vai gerar estimulo de colágeno e elastina, então são formadas novas fibras melhorando a flacidez.

Mas além disso, o aumento da temperatura promove a quebra dos laços das fibras de colágeno, fazendo ela mudar sua estrutura tridimensional, isso gera uma contração em até 30% e retração imediata do tecido.

Então a radiofrequência melhora a flacidez de 2 formas:

  1. Estimulando novas fibras de colágeno e elastina
  2. Efeito lifting imediato, pela contração do colágeno

– Quem tem botox pode fazer radiofrequência?

Ainda não temos estudos científicos sobre a associação dessas duas técnicas, mas como a radiofrequência tem uma ação mais superficial, atuando a nível da derme e epiderme, tudo indica que não tem problema realizar em quem tem botox.

Recomenda-se aguardar de 1 semana a 30 dias, após aplicação. Para uma segurança maior, use a radiofrequência bipolar a 40º.

– Comprei uma radiofrequência, quais parâmetros para tratar flacidez?

A aplicação da radiofrequência deve ser por área, recomenda-se 2 a 5 minutos para cada área. A temperatura de 40 a 45º. Já a intensidade é bem ajustável, podendo iniciar com 15% e aumentar ou diminuir de acordo com a temperatura, para que você consiga controla-la. 

Pode realizar sessões 1x na semana, de 15 em 15 dias ou 1x ao mês.

O mais importante da radiofrequência é a temperatura e tempo… Chegar na temperatura desejada e manter pelo tempo determinado.

 

Limpeza de Pele:

– Quantas vezes tenho que fazer limpeza de pele?

A limpeza de pele deve ser feita todo mês, normalmente 1x ao mês. 

Nossas glândulas sebáceas estão diariamente trabalhando e produzindo sebo, isso gera óstios dilatados, acne (espinha e cravos)… Por isso, a limpeza de pele deve ser realizada com frequência. Assim mantemos a pele saudável, sem acne, sem óstios dilatados.

Inclua a limpeza de pele em seus cuidados mensais.

– O que acontece se não fizer limpeza de pele? 

 O bom é que ninguém morre se não fizer limpeza de pele, mas não fazer favorece ao aparecimento de acne inflamada, cravos, cravos incrustrados… E de certa forma, isso deixa a pele menos saudável, pois os óstios ficarão obstruídos, cheios de sebo/ gordura e sujidades do meio ambiente. Isso faz com que a pele tenha mais dificuldade de realizar suas funções e se manter saudável.

Carboxiterapia:

– Por que a carboxiterapia dói tanto?

Dois aspectos podem contribuir para a dor durante a aplicação da carboxiterapia:

  1. Psicológico – Muitas pessoas tem medo de agulha, o estresse gerado por esse medo reduz o limiar de dor.
  2. Entrada do gás carbônico – Ao entrar o gás promove o deslocamento da pele, gerando desconforto.

A dor é bem relativa e varia de pessoa para pessoa, mas esses dois fatores podem contribuir para a dor relatada durante o procedimento.

– Quais os riscos da carboxiterapia?

A carboxiterapia é um procedimento seguro, um dos maiores riscos está associado ao uso equivocado do gás carbônico não medicinal. Esse uso pode gerar necrose tecidual. Então é obrigatório o uso do gás carbônico medicinal, com 99% de pureza, para evitar essas intercorrências.

Mas o procedimento pode gerar algumas reações como:

  • Hematoma
  • Inchaço
  • Sensação de ardência
  • Coceira local
  • Hiperpigmentação

 

Ultrassom:

– Como usar o ultrassom na celulite? (Fibro Edema Gelóide)

Por promover efeito tixotrópico, diminuir edema, fibroses, melhorar circulação, metabolismo… O ultrassom é um excelente aliado para tratar o FEG.

Nessa disfunção, o ideal é usar o US 3MHz terapêutico, no modo contínuo, a dosimetria de 1,5W/cm² a 1,8W/cm². O tempo depende da área, faça o cálculo, mas seria o equivalente a 2 minutos para uma área de mais ou menos 10cm².

Associe sempre a ativos, realizando a fonoforese, assim terá melhores resultados.

– O que pode gerar o superaquecimento do ultrassom 3MHz terapêutico?

  • Doses muito altas, acima de 2W/cm²
  • Velocidade de movimentação do cabeçote, técnica semi estacionária e estacionária
  • Tempo prolongado de aplicação
  • Gel condutor de má qualidade
  • Hiperemiante antes da aplicação do US

– O que é Fonoforese?

Seria o uso do ultrassom com gel ou creme com ativos?

A nossa pele é uma barreira protetora, não é tudo que entra e nem com facilidade na pele, para ajudar na permeação de ativos temos alguns artifícios, um deles é com o uso do ultrassom. Então a fonoforese é a permeação de ativos através do uso do ultrassom. Existem 3 formas de realizar a fonoforese, uma delas é aplicar o ultrassom com gel condutor com ativos. Mas não devemos nunca utilizar creme para aplicar o ultrassom.

 

Acne:

– O que pode piorar a acne?

Cada organismo é único, por isso é importante se observar para identificar o que pode piorar sua acne, mas veja as causas mais comuns:

  • Alteração hormonal
  • Uso de cosméticos inapropriados
  • Fricção (uso de faixas, boné, chapéu, capacete, máscaras…)
  • Verão (por conta da sudorese)
  • Alimentos (leite, frituras…)
  • Suplementos (complexo B, Whey protein…)

– Dica de produto para usar em casa para a acne

  1. Argila verde
  2. Óleo essencial de melaleuca

Quando estiver com acne inflamada, aplique a argila com 2 a 3 gotas de O.E de melaleuca.

– Pode estourar a espinha em casa?

Apesar de ser comum, estourar, espremer espinha (acne inflamada) ou cravo (acne não inflamada) é uma prática errada, não deve acontecer.

Isso pode levar a uma inflamação mais grave, infecção, formação de cisto, manchas e até cicatriz atrófica. 

 

Gordura Localizada:

– Cinta modeladora, emagrece?

A cinta modeladora tem a capacidade de promover um remodelamento momentâneo no tecido adiposo, ao ser removida tudo volta ao normal. Por não queimar ou quebrar (lipólise) a gordura, a cinta modeladora não emagrece e nem elimina gordura localizada.

Se usada da forma incorreta pode acarretar em prejuízos para musculatura. Então cuidado!

– Qual a gordura mais difícil de tratar na estética?

Sem dúvida a gordura visceral. Como os recursos usados na estética atinge camadas mais superficiais, e pela gordura visceral estar abaixo da musculatura, fica difícil atuar nela, tornando os tratamentos menos satisfatórios.

 

Rejuvenescimento:

– Por que não dormir de maquiagem?

Nosso corpo possui hormônios que geram várias sinalizações e fazem nosso organismo funcionar.  A noite, quando dormimos, determinados hormônios são liberados o que faz com que o corpo funcione diferente.

A melatonina, é um hormônio liberado a noite, durante o sono, que regula e preserva a integridade da pele, ele é também responsável pela regeneração celular. Nesse período, a pele fica mais fina, então produtos que estão na superfície da pele penetram com mais facilidade.

É durante esse período também que há remoção de toxinas, impurezas do nosso organismo pela pele… Há diminuição da produção de sebo, aumento da perda de água. 

Então durante o sono, a noite, nossa pele realiza várias funções e se nesse período houver obstrução ou mais componentes que poluem, obstruem, intoxica todo esse processo será afetado.

Por conta disso, a noite e durante o sono, a pele precisa estar limpa e se possível com um bom hidratante. Assim mantemos a pele saudável e prevenimos sinais de envelhecimento precoce.

– Qual a diferença entre Rugas e Linhas de Expressão?

As principais diferenças estão no nível de profundidade e causa.

As rugas são sulcos ou linhas profundas e ligadas ao processo de envelhecimento.

As linhas de expressão são linhas superficiais, causadas pela repetição de expressões faciais e não, necessariamente, estão ligadas ao processo de envelhecimento.

 

Drenagem Linfática:

– Por que a DLM ajuda na celulite? (Fibro Edema Gelóide)

Uma das alterações fisiológicas que ocorre e contribui para o FEG é a alteração veno-linfática, favorecendo o edema.

Como a DLM auxilia o sistema linfático, diminui retenção de liquido, edemas ela favorecerá para o tratamento do FEG. Sendo inclusive um excelente recurso para o tratamento.

– Drenagem linfática manual emagrece?

Apesar de muitos acharem que sim, a DLM não emagrece. Não tem ação no tecido adiposo e sim no sistema linfático.

Pode haver uma redução de perimetria, por diminuir uma retenção de liquido local. Mas isso não significa que houve emagrecimento e ação no tecido adiposo.

– Por que drenagem linfática dói?

Na verdade, não dói. Se estiver sentindo dor e desconforto ao realizar a DLM pode significar que tem algo errado. 

Como a atuação é no sistema linfático superficial, a pressão exercida é leve, os movimentos são lentos. Então o procedimento não deve gerar dor e desconforto.

 

Eletrolipólise:

– Qual o maior benefício da eletrolipólise?

Sua ação loco-regional, se tornando um ótimo recurso para ser usado na gordura localizada difícil de diminuir. Porque a eletrolipólise promove a queima da gordura que foi quebrada (lipólise) no local exato da aplicação.

 

Flacidez:

– Quais os melhores recursos estéticos para tratar a flacidez de pele?

  • Criofrequência/ Radiofrequência/ Tecarterapia
  • Ultrassom focalizado
  • Ondas de choque
  • Microagulhamento
  • Peeling químico
  • Jato de plasma
  • Carboxiterapia
  • Ozonioterapia

Temos muitos tratamentos, então é importante identificar a disfunção, grau… para saber o melhor recurso. 

 

Fibro Edema Gelóide (Celulite)

– Práticas diárias para melhorar a celulite (FEG)

  • Evite ficar muito tempo sentada
  • Beba água
  • Diminua o consumo de alimentos que retém liquido e muito calóricos
  • Aplique produto diariamente que contenha: cafeína, Hera, L-carnitina, Centella asiática

– Quais são os tipos de celulite? 

  1. Edematosa: Mais associada a retenção de líquidos.
  2. Flácida: Mais associada a flacidez de pele.
  3. Compacta ou Fibrótica: Mais associada a mulheres magras que malham.

 

Microagulhamento

– É normal ficar escura as manchas depois do microagulhamento? 

Não é normal a pele ficar com manchas, ou as manchas ficarem mais intensas após a realização do microagulhamento. Isso pode significar uma complicação: Hipercromia Pós Inflamatória (HPI). A qual pode ser transitória, mas busque logo ajuda para iniciar tratamento. Evite sol e use protetor solar.

 

 

→ Consultoria, aulas, protocolos e cursos de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Quem é Nath Souza?

Você deve gostar