Decidir sobre o que você fará por um longo período da sua vida não é tarefa fácil. Não existe certo ou errado ou um caminho obrigatório, por isso aqui você encontrará um rumo de como começar na estética, caso esteja perdida.
O primeiro passo de todos é avaliar se você se identifica com a área. Para isso faça pesquisas para entender a atuação do esteticista, seus deveres, suas competências… Pesquise também sobre o que você vai estudar ao longo do processo de formação para ver se está disposta a se dedicar e não se decepcionar no caminho.
Depois dessa análise decidida de que é esse caminho que quer trilhar, veja as possibilidades de formação.
Após a Lei 13.643/18 que foi sancionada em 3 de abril de 2018, regulamentando a profissão de esteticista, que compreende o esteticista e cosmetólogo e o técnico em estética, só está habilitado a exercer a profissão quem estiver formação técnica ou superior. Portanto, para atuar de forma segura e dentro da lei veja se irá realizar um curso técnico ou uma graduação.
A formação técnica te formará técnica em estética, os cursos devem possuir no mínimo 1.200horas. Já a formação superior, que pode ser tecnólogo ou bacharel, te formará em esteticista e cosmetóloga, e os cursos devem possuir no mínimo 2.000 horas.
Após a formação, você precisará avaliar suas possibilidades de atendimento. Isso envolve questões financeiras, estrutural, conhecimento e legislativa.
Através desse apanhado você conseguirá ver o melhor cenário para iniciar sua atuação, pois poderá definir se realizará atendimento domiciliar, home care, se trabalhará de CLT ou em parcerias.
Por fim, defina os serviços que irá oferecer ao público, com base nos produtos, aparelhos e acessórios que possui e principalmente no seu conhecimento.
Com tudo definido você já pode atuar e para isso defina uma boa estratégia de marketing, focado no seu publico alvo, comece a divulgar seu serviço e realizar seus primeiros atendimentos.
- Formação:
Lei 13.643/18 a lei foi sancionada em 3 de abril de 2018, regulamentando a profissão de esteticista, que compreende o esteticista e cosmetólogo e o técnico em estética.
- Técnica- Mínimo 1.200 horas
- Superior – Mínimo 2.000 horas
- Bacharel
- Tecnólogo
- Especial
- O profissional que possua prévia formação técnica em estética, ou que comprove o exercício da profissão há pelo menos três anos, contados da data de entrada em vigor desta Lei, terá assegurado o direito ao exercício da profissão, na forma estabelecida em regulamento.
- Avaliar condições para atendimento:
- Avaliar sua situação
- Financeira
- Não é todo mundo que tem dinheiro para
- Alugar ou comprar um espaço;
- Arrumar o espaço e decorar;
- Comprar aparelhos;
- Comprar cosméticos.
- Estrutural
- Avaliar se você tem:
- Tem um lugar em casa que pode destinar para os atendimentos;
- Ou se já tem um espaço que será sua clínica;
- Como é o comportamento do público que habita onde você atuará.
- Avaliar se você tem:
- Não é todo mundo que tem dinheiro para
- Financeira
- Conhecimento
- Já se sente segura?
- Sabe como evitar e como proceder em casos de intercorrências?
- Legislação
- Se for abrir um estabelecimento/ clínica o profissional precisa ter formação superior em estética ou ter um responsável técnico que deve ser graduado em estética.
- Avaliar sua situação
- Escolher como irá atuar
- Home care
- Domicilio
- CLT
- Parcerias
- Selecionar serviços que irá oferecer
- De acordo com os recursos que possui
- Dermocosméticos
- Aparelhos
- Acessórios
- De acordo com os recursos que possui
- De acordo com o conhecimento
- O que você já domina?
- O que você já sente confiança?
- De acordo com o conhecimento
Veja esse vídeo onde falo sobre isso:
→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!