A cafeína é um composto químico pertencente ao grupo dos alcaloides e se classifica como uma metilxantina. Presente em diversas espécies vegetais, como café, cacau, chá verde, erva mate, guaraná e ainda em bebidas como refrigerantes e energéticos, a cafeína é amplamente consumida pela população de uma forma geral.

Os estudos farmacológicos clássicos, durante a primeira metade do século passado confirmaram estas experiências e revelaram que as metilxantinas possuem também outras propriedades farmacológicas, além de estimulantes. E em 1958, a cafeína foi reconhecida pelo FDA como segura.

 

Concentração de uso da cafeína nos cosméticos:

Em junho de 2002, a ANVISA estipulou que em cosméticos a cafeína não deve ultrapassar a concentração de 8%, é mais segura e mais utilizada na concentração de 1 a 2%, e o cosmético é considerado de grau de risco 2, pois apresentam um risco potencial, têm indicações de segurança, a eficácia deve ser comprovada, as informações referentes a forma de uso e restrições devem ser informadas. Por isso seu uso deve ser orientado por um esteticista habilitado.

 

Mecanismo de ação da cafeína:

A cafeína é um ativo muito conhecido dos esteticistas, sendo um inibidor da fosfodiesterase, que é a enzima responsável pela via negativa de metabolismo lipídico. Em uso tópico inibe a ação da fosfodiesterase aumentando a concentração de adenosina monofosfato cíclica (AMPc), que é um mensageiro secundário celular, sendo uma molécula importante na transdução de sinal (processo que uma célula converte um tipo de sinal ou estimulo em outro) em uma célula, o que irá estimular a enzima lípase e obter a quebra do triglicerídeos. Possui também ação de estimulante da microcirculação.

 

Indicações:

Além do uso para tratamento de adiposidade e Fibro Edema Gelóide, a cafeína ainda possui outras aplicações na estética, podendo ser usada no facial e capilar. Com efeito antioxidante, hidratante, protetor solar, inibidor do hormônio DHT.

A intoxicação por cafeína por via subcutânea pode ocorrer nos casos de tratamento mesoterápicos aplicados de forma incorreta. Apesar da mesoterapia ser uma técnica muito eficiente e segura, quando empregada de forma inadequada e em dosagens elevadas pode causar intoxicação, podendo observar desde choque anafilático, agitação, ansiedade, diarreia, a efeitos locais como dor, hematoma, pruridos.

 

→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Nath

Você deve gostar