Argiloterapia ou Geoterapia: Composição e Efeitos
A palavra geoterapia é resultado da composição de outras duas palavras de origem grega: GEO e TERAPIA. GEO significa terra, barro, lama e TERAPIA quer dizer tipo de tratamento que tem certo princípio, meio ou fundamento. Então geoterapia ou argiloterapia significa terapia pela terra.
Quais são os constituintes da Argiloterapia?
Primeiro é importante falar que a sua composição é muito semelhante ao corpo humano, ela contém:
Ferro
Magnésio
Cálcio
Sódio
Potássio
E outros.
Por isso que não temos muitas reações indesejadas e benefícios positivos com uso da argila.
O que é Geoterapia?
A geoterapia é o uso terapêutico de argilas, que são definidas como materiais naturais terrosos que possuem em sua composição diferentes tipos de minerais: silicatos lamelares de magnésio e de alumínio, quartzo, feldspato, carbonatos, óxidos metálicos e cálcio. Desde a antiguidade médicos já faziam o uso terapêutico de argilas (KATLEEN et al., 2012).
Para Limas, Duarte e Moser (2010), a Argiloterapia ou Geoterapia é o uso da terra no combate às enfermidades e uma das mais importantes técnicas terapêuticas da medicina natural.
Quais efeitos promovidos pela Argiloterapia?
Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potencializadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração.
Enquanto isso quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.
Na estética, pelo seu formato octaédrico, faz que essas partículas sejam excelentes carreadores de outros ativos misturados a ele, principalmente os nanocosméticos (DÁRIO, 2008).
Além disso, os minerais como ferro, potássio, silício e magnésio conferem ação bactericida, antisséptica e regeneradora à argila, promovendo troca iônica e apresentando ação catalizadora para muitas reações químicas.
Da mesma forma que sua estrutura arenosa ocasiona uma esfoliação suave, a argila promove também ação tensora e estimulante, amaciante, suavizante, oferece aquecimento, refrescância e firmeza local (BROD; OLIVEIRA, 2012).
Sem falar nos efeitos desintoxicante, iluminador, secativo, hidratante que elas nos proporcionam.
Assim para melhores resultados associe a argila em seus programas de tratamento.
→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!