O equipamento de alta frequência é um aparelho gerador de corrente alternada, de alta frequência, alta voltagem e baixa intensidade.

O uso do aparelho de AF na superfície da pele provoca a formação de ozônio e seu uso e efeito inicialmente foi baseado nisso. Mas com o tempo e novos conhecimentos foi percebido que o alta frequência é um equipamento que produz plasma e por isso outros efeitos promovidos foram percebidos e entendidos também.

Para sabermos as possibilidades de uso do alta frequência precisamos saber dos efeitos que ele promove. Então vamos ver isso agora…

– Efeito térmico: A corrente ao atravessar o organismo produz calor, tem por base o efeito joule. Normalmente o calor promovido por esse equipamento é percebido quando usado em uma alta frequência, ou seja, com uma potência mais alta e por um tempo maior de aplicação, esses parâmetros praticamente não são vistos na prática clínica do dia a dia, onde normalmente usamos doses baixas e por pouco tempo.

Segundo Miedes, o efeito térmico obtido é inversamente proporcional à superfície do eletrodo, portanto quando se usa eletrodos de pouca superfície (em forma de bico), podem ocorrer lesões por queimadura, já que concentram essa energia, calor, em um ponto específico. E os eletrodos maiores, cebolão, produzem menos efeito térmico e menos risco de queimar a pele da cliente.

A partir do efeito térmico temos: Vasodilatação, hiperemia e aumento da oxigenação e nutrição local.

– Coagulação do sangue: O plasma ativa proteínas que coagulam o sangue. Então quando usamos o alta frequência após extração em que há um sangramento, nós promovemos a coagulação do sangue de forma bem mais rápida e não cauterização como a grande maioria fala. O alta frequência não cauteriza, ele acelera a coagulação do sangue.

– Modulação da barreira e aumento da permeabilidade celular: O plasma quebra a ligação das células do estrato córneo e favorece a permeação de substâncias inclusive as que não são nanoencapsuladas. Não se sabe por quanto tempo esse efeito dura, então se quiser usar ele para permeação de ativos, o melhor é aplicar ele e logo em seguida usar o produto.

– Estimula a proliferação celular, mas esse efeito é visto somente em feridas.

– Aumento da hidrofilicidade: Aumenta a absorção de água. 1 minuto de plasma, da aplicação do AF já é suficiente para esse efeito ocorrer.

– Bactericida e antisséptico: Por conta do ozônio o AF é um potente bactericida, fungicida, germicida e antisséptico geral.

– Anti-inflamatório: Por eliminar as bactérias e germes que dificultam o processo inflamatório. E pelo aumento do fluxo sanguíneo, pois aumenta a presença dos elementos de defesa na área.

 

Por conta de todos esses efeitos promovidos, o alta frequência é indicado para:

  • Desinfecção da pele acneica e pós extração;
  • Desinfecção de lesões podais;
  • Feridas inflamadas pós extração de cutículas ungueais, por exemplo;
  • Coagulação do sangue pós extração de pústulas;
  • Protocolos de revitalização e hidratação da pele;
  • Estimulação da circulação sanguínea facial e capilar;
  • Desinfecção do couro cabeludo no caso de seborreias;
  • Pós depilação;
  • Foliculite;
  • Piolhos;
  • Cândida vaginal;
  • Psoríase.

Se ainda não clareou para você as diversas possibilidades de uso do AF até agora, vou ser mais específica!

Quando falamos de cabelo, o AF por melhorar a oxigenação, circulação ele auxilia no fortalecimento do folículo, reconstrução da cutícula capilar, no crescimento e evita queda de cabelo. Age também em doenças do couro cabeludo que tem processo inflamatório e presença de bactérias, fungos e parasitas. Então pode ser usado no tratamento de alopecias, dermatite, caspa, psoríase.

Na micropigmentação, ele pode ser usado de diversas formas, antes do procedimento para preparar o local, gerando a descontaminação da região. Pode auxiliar na correção de traços após o procedimento e ajuda também a melhorar permeação de anestésicos, ou produtos calmantes, revitalizantes que você queira usar…

Pode ser usado na depilação… Antes do procedimento para descontaminação e após para controlar inflamação, infecção, acalmar a pele, prevenir foliculite e para permeação de ativos.

Para rejuvenescimento o AF pode ser usado antes de produtos hidratantes por aumentar a hidrofilicidade ou ao longo do procedimento para melhorar absorção dos ativos usados. Lembre sempre de usar o equipamento com a pele seca e sem produtos, principalmente produtos inflamáveis, pois tem risco de pegar fogo no local e queimar a cliente, ou dar choque. Então use sempre quando a pele estiver seca e sem produtos.

E na limpeza de pele ele pode ser usado antes de tudo para descontaminar área, pode ser usado após a extração para coagular sangue, caso ocorra algum sangramento, para evitar proliferação de bactérias e ao longo do procedimento para melhorar permeação de ativos.

→ Consultoria, aulas, protocolos e cursos de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

 

Nath

Você deve gostar