Acne Fisiopatologia

A acne é uma doença genético-hormonal, que acomete os folículos pilossebáceos que se localizam na face e na região anteroposterior do tórax. Normalmente, as lesões surgem na puberdade, em quase todos os jovens, de ambos os sexos. Em alguns, são mínimas, quase imperceptíveis, e assim permanecem durante toda a adolescência. Em outros, tornam-se mais evidentes e polimorfas, de intensidade variável, comprometendo a qualidade de vida na adolescência e desencadeando ou piorando problemas emocionais que podem tornar-se extremamente graves.

O quadro clínico é polimorfo, caracterizado por comedões, pápulas, pústulas, nódulos e abscessos. Conforme o número e o tipo das lesões, definem-se as formas clínicas ou os graus da acne vulgar.

As glândulas sebáceas estão conectadas aos folículos pilosos, constituindo assim a unidade pilossebácea. As glândulas sebáceas têm maior atividade na época da puberdade, devido à ação hormonal androgênica, principalmente da testosterona. O produto das glândulas sebáceas é o sebo, que vai lubrificar a parte externa da pele e constitui o manto lipídico que protege física e quimicamente a pele.

Nos folículos sebáceos se instalam as lesões acneicas, cuja patogenia está relacionada com quatro parâmetros fundamentais: aumento da secreção sebácea (seborreia decorrente da hiperplasia das glândulas sebáceas); hiperqueratinização do canal folicular com consequente estreitamento e retenção do sebo (comedogênese); colonização do dueto sebáceo pelo Propionibacterium acnes; e inflamação.

O processo inicia-se com a hipersecreção do sebo, por efeito hormonal. A comedogênese tem início com a retenção do sebo produzido pela glândula, em virtude da hiperqueratinização. Com a retenção de sebo, há multiplicação de microrganismos. O P. acnes produz lipases e estas atuam, por sua vez, sobre triglicerídeos, liberando ácidos graxos livres, os quais têm capacidade irritativa contribuindo para a inflamação. A reação inflamatória, quando intensa, pode romper e destruir a glândula, desencadeando processo granulomatoso na derme.

 

→ Consultoria, aulas, protocolos e cursos de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Quem é Nath Souza?

Você deve gostar