Ambos os ácidos são da família dos alfa-hidroxiácidos.

Mas possuem diferenças entre eles…

O ácido glicólico é o menor dos alfa-hidroxiácidos, possui apenas 2 átomos de carbono em sua cadeia, se tornando o alfa hidroxiácido de menor peso molecular.

Já o ác. mandélico é o maior dos alfa-hidroxiácidos, usados na estética, possui 8 átomos de carbono em sua cadeia, se tornando o alfa hidroxiácido de maior peso molecular.

Essa característica torna o peeling de ác. mandélico mais seguro para o profissional trabalhar e fez com que o ácido glicólico fosse mais temido, recomendado que seu uso fosse evitado em fototipos altos, por muitos taxado como peeling exclusivo para fototipos baixos.

Porém existe uma relatividade em todo esse processo… A característica do peso molecular é um dos fatores que devem ser levados em consideração, além dele precisa-se avaliar pH, concentração, características da pele…

Então não é sempre que o ác. mandélico será mais seguro, ele pode ser mais agressivo também e gerar complicações.

Vejamos o seguinte exemplo: Ác. glicólico a 5% com pH 5 e ácido mandélico a 50% com pH 2. Nesse caso, qual será o mais seguro? O ác. mandélico ou glicólico? Nessa situação o ácido mandélico será muito mais agressivo e não seguro agora comparado ao ácido glicólico.

Então precisamos avaliar a situação para conseguirmos definir o que será mais seguro em cada caso.

 

→ Consultoria + Escola de Estética e Cosmetologia: Clique aqui!

Nath

Você deve gostar